segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Olheiras! Como disfarça-las!

Gente, eu sofro muito com minhas olheiras e já sou adepta de vários dos hábitos listados abaixo pela dermatologista Suzana Oliveira e pelo maquiador Kiko Moraes.
Essa foi uma matéria publicada em um site, que acho de grande interesse, por isso resolvi publica-la toda, Sem tirar nenhuma vírgula.

Noites maldormidas, maus hábitos, hereditariedade: não importa a causa, as olheiras incomodam quem as tem. Compressas geladas e maquiagem correta amenizam o problema. E tratamentos ajudam a combatê-la. São várias as causas. “A mais comum é a hereditária”, explica a dermatologista Suzana Oliveira. “Pode ser piorada por alergias respiratórias e maus hábitos, que causam a má circulação nesta área dos olhos. Isso gera congestão, edemas, um processo inflamatório localizado e, finalmente, a pigmentação, como forma de proteção”.

Veja a seguir o que você pode fazer para combater as olheiras:

Compressas geladas
“Compressas geladas com água e chás diminuem a inflamação. Os chás antiinflamatórios são os melhores: camomila, erva-doce, hortelã”, recomenda Suzana. O modo de fazer: “deixe sobre os olhos fechados compressas de algodão embebido em líquidos gelados por três minutos. Depois massageie de forma a reabsorver o edema”.

Corretivo: disfarce, não milagre
Não use muita maquiagem a fim de disfarçar olheiras. Pode piorar. “Tentar usar um corretivo muito claro tentando tapar tudo só modifica o problema: substitui uma meia lua escura por uma meia lua clara”, explica o maquiador Kico Moraes. O corretivo no tom exato da pele funciona melhor.

Uso correto do corretivo
“Aplique com um pincel macio só de um lado do rosto. Distancie-se do espelho e observe se melhorou cinquenta por cento em relação ao outro lado”, diz Kico. Se sim, aplique no outro lado do rosto. “O restante da maquiagem se encarrega de desviar a atenção do problema”, explica.

Há diversos corretivos que prometem neutralizar as cores amareladas, avermelhadas e arroxeadas. Não use se não for experiente; eles podem comprometer a maquiagem. “Isso é muito perigoso no dia-a-dia. Ninguém quer sair por aí com uma mancha verde debaixo dos olhos”, diz Kico.

Desvie a atenção
Se você tem muita olheira, destaque outras áreas do rosto com a maquiagem. “Quem tem uma olheira muito profunda pode usar pouca maquiagem nos olhos e caprichar nas maçãs e na boca para roubar a atenção”, explica Kico.

Tratamentos
Podem ser tópicos, com despigmentantes e antioxidantes. E os feitos com especialistas: “a luz intensa pulsada, que diminui o acúmulo de pigmento e o calibre dos vasos que estão circulando mal. Já a carboxiterapia aumenta a circulação local diminuindo a congestão, o edema e processo inflamatório, e o Co2 fracionado é indicado para pele envelhecida e com muito pigmento”, explica Suzana.

Sono e hábitos
Dormir bem é um truque de beleza infalível. Assim como ter bons hábitos: “diminua o fumo e a ingestão de sal e bebidas alcoólicas, que causam retenção de líquidos”, recomenda a dermatologista.

Emergências
A receita de emergência de Suzana para uma manhã com olheiras é aliar compressa gelada e corretivo. Se mesmo com todos estes truques as manchas no rosto não te deixarem em paz, lance mão do acessório indispensável nestas horas: os óculos escuros.

Bom galerinha, é isso. Espero ajudar com as dicas e truques.
Bjim

2 comentários:

  1. amiga, isso aqui eh mto bom..
    ameei, vai ajudar mto nos proximos dias
    huahuahauahauaha

    TE AMOOOOOOOOOO

    cada post, um arrazo.

    ResponderExcluir