quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que é ser um atendimento publicitário?

Todo dia tento (em vão) explicar a minha avó o que é e como é o meu trabalho.
Pra me "amostrar" um pouco e dar orgulho, sempre que abro um jornal e vejo um anúncio meu ou passa na TV um VT meu eu grito:
VÓÓÓ... ESSE É MEUUU... EU QUE FIZ... –
Prontooooooo. Lá vêm as perguntas de vestibular.
Como assim Samantha? Você que desenha? Você que foi diretora desse comercial?
Como assimmmmmmmmmmmmm... E eu lá sou desenhista ou diretora de TV. kkkkkkkk...
Meu trabalho simplesmente se resume a atender os clientes. Representar o cliente dentro da agência e a agência dentro do cliente. O que não é nada fácil.
Sou um ATENDIMENTO.
Não pensem que atendo o telefone da recepção ou outra coisa que você ligue ao nome.
Hoje atendo contas (clientes) de varejo. Todos concessionárias.
Meu dia começa cedo. Chego na agência, e depois de dar bom dia a todos, lá vou checar vários e-mail e organizar minha pauta do dia, confiro se está tudo ok com as reservas de mídias (são os espaços nos jornais) e começo a ligar insistentemente pra meu clientinhos lindos.
Sei que tem dia que eles querem me matar, por ficar tanto no pé, mas é asssim mesmo.
Preciso saber o que eles querem anunciar. E isso requer atenção para entender e decifrar o que o cliente quer, pois muitas vezes eles imaginam e não conseguem passar tão bem para o atendimento.
Depois que pego todas as informação eu monto um BRIEFING (pedido), e me jogo na criação para conversar com o diretor de arte ou arte finalista e explico tim tim por tim tim do que precisamos criar. Após ser feito o anúncio, encaminho para o cliente esperando a aprovação.
Anúncio aprovadíssimo. HAHAAAA... Pegadinha do malandroooo...
É muito difícil um anúncio ser aprovado de primeira. Lá vou eu cheia de alterações encher o saco da galera da criação. Essa etapa dura até o anúncio estar totalmente aprovado.
Ufa... Anúncio ok, batalha ganha, mas a guerra continua.
Depois de aprovado o layout, passamos para o texto legal (aquelas letrinhas miúdas na parte inferior do anúncio que tem todas as condições, taxas de juros e a validade daqueles preços). Depois de ter feito o texto legal na maior concentração, passo o texto para a criação e começa a fase de fechamento do anúncio. Se o anúncio estiver todo corretinho depois da conferência de arquivo fechado, libero-o para o setor de mídia. Eles enviam para o jornal e recebem um ok e só aí dou a última suspirada. Aquele sopro forte.
Isso é o mais frequente em minha rotina, mas tenho muitas outras coisas.
Solicitar roteiro de VT, planos de mídias, montar apresentação,visitar clientes, reuniões e mais reuniões, aprovar storyboards, conferir fechamentos mensais e muitas outras coisas.
Geralmente chego bem tarde do trabalho, e é difícil pra todos entender que eu estava de plantão sem ser médica. Acreditem, publicitário tem plantão.
Mas o melhor de tudo isso é que não me vejo fazendo outra coisa.
Amoooo meu trabalho, meus amigos de agência e meus chefes, e essa foi a maneira que encontrei de homenagear a todos de uma forma divertida.
Trabalhamos que nem doidos, mas é só ter uma brecha rimos que nem crianças e assim o clima fica maravilhoso.
Hoje trabalho na Marta Lima Comunicação e visto a camisa mesmo, tão literalmente que vou jogar na Copa Folha das agências. Já pensou? Eu jogando futebol? Mas deixa isso pra outro post.
Espero desmistifica o ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO, mas não posso me estender, pois tenho que ir atrás de meus clientes.
Bjim

3 comentários:

  1. eita corre-corre lindo!
    feliz por vc amar o que faz...
    te amooooooooooooooo

    post cada vez mais maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. Eh bom fazer aqui gosta né?!

    Por estar sempre com vc's eu ja tinha ideia do que é ser um ATENDENTE e você agora arrasou expondo o que você faz.

    Bjs criatura loka que adoro.

    Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Estamos nessa todos os dias amore. :D
    Esse é o nosso mundo.
    Resumiu bem.... não sou atendimento... mas produtor gráfico também tem plantão, também curte suas peças na rua... também não compreendem o que faço. Ossos do ofício.
    Bjus

    ResponderExcluir